Localizado na zona sul da cidade de São Paulo, o Itaim Bibi é um excelente lugar para morar, trabalhar ou mesmo passear. Com uma área de quase 10km2 e 81.730 moradores, o bairro é rico para quem tem interesse em estar perto de lojas comerciais, boa gastronomia e atrações culturais, entre a rua joaquim floriano e a rua tenente negrão, além de ter fácil acesso as avenidas Nações Unidas, Brigadeiro Faria Lima, Nove de Julho, Cidade Jardim, São Gabriel e Presidente Juscelino Kubitschek.
Desde a década de 1970, o Itaim segue em pleno crescimento, atraindo lançamentos imobiliários residenciais e comerciais, como o Shopping JK Iguatemi. Este novo templo do luxo - orçado em R$ 186 milhões - deve ser inaugurado no início de 2011.
Na área cultural, o local reúne charmosas salas de cinemas, teatros, biblioteca e até a praça Luís Carlos Paraná com duas esculturas do artista plástico italiano Galileo Emendabili (1898-1974).
No quesito qualidade de vida, o Parque do Povo representa um grande trunfo.
Com cerca de 112 mil m2 , é perfeito para se praticar esportes ao ar livre. Outro agradável programa é andar pela Rua João Cachoeira, um dos mais tradicionais centros de compras da capital. Em breve, essa via vai receber o título de 100% ecológica. Porém, um dos pontos fortes da localidade é a alta concentração de bons restaurantes, com culinária cosmopolita. É lá que está, por exemplo, a única filial no mundo da hamburgueria nova-iorquina P.J. Clarke?s.
Apesar de o lado urbano e sofisticado ser predominante, o grande charme do bairro é não ter perdido o clima pacato de] seus primórdios. Uma prova disso são as diversas ruas arborizadas e as lojinhas charmosas
CENTROS COMERCIAIS
Um dos mais tradicionais centros de compras de São Paulo fica na Rua João Cachoeira. A via acolhe cerca de 120 lojas com destaque para as butiques de moda masculina e feminina. Há seis anos, graças à parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Lojistas, a Rua João Cachoeira recebeu nova paginação. As calçadas alargadas, ganharam bancos de madeira, e, também, muitas árvores, deixando a rua mais agradável e mais florida.
ORIGEM DO BAIRRO
Se hoje o Itaim Bibi é sinônimo de sofisticação e ostenta lojas e restaurantes badalados, além de sedes de multinacionais e empresas, não faz tanto tempo que suas movimentadas avenidas abrigavam hortas e campos para caça e pesca. Antiga chácara da família do general José Vieira Couto de Magalhães, a região começou a ser ocupada no final do século 19, à época uma área insalubre e inundável. Apesar disso, as dezenas de árvores frutíferas - goiabeiras e jabuticabeiras - eram atrativos que fizeram o médico Leopoldo Couto de Magalhães, irmão de José, fixar residência por lá, em 1907 - mais especificamente na atual Casa Bandeirista, antiga sede da chamada Chácara Itahy (em tupi-guarani, itahy significa pedra pequena). Quando Leopoldo morreu, as terras passaram a ser cuidadas pelos herdeiros - entre eles, Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, o ³Bibi´. O loteamento do local começou a ser feito pelo filho dele, Arnaldo Couto de Magalhães. Os primeiros terrenos foram vendidos para imigrantes italianos. Oficialmente, o subdistrito do Itaim Bibi nasceu em 1934, ao ser aprovada a Lei nº 6.731, de 4 de outubro do mesmo ano, quando deixou de pertencer ao bairro de Pinheiros. Porém, só depois da década de 1950 que as chácaras e os sítios começaram a ser substituídos por ruas urbanizadas e largas avenidas. Um marco importante que deu início ao período de rápido crescimento do lugar foi a inauguração da avenida Presidente Juscelino Kubitschek,na década de 1970. Hoje, o Itaim Bibi é considerado um bairro nobre, mas não perdeu o charme do passado. Prova disso são as vilas e quitandas que convivem em pé de igualdade com os edifícios de padrão sofisticado e restaurantes dedicados à alta gastronomia.